Você já ouviu falar em Bandeira Azul? Recentemente, Balneário Piçarras foi notícia por conquistar a certificação. Mesmo assim, ela ainda é bastante desconhecida do grande público.
Ao contrário dos outros tipos de bandeira que costumamos ver nas praias, como a vermelha e a amarela, que indicam o risco de incidentes no mar, a Azul da qual estamos falando representa um prêmio internacional. Conquistá-la é uma honraria bastante especial.
Programa Bandeira Azul Brasil
O selo Bandeira Azul é uma inciativa da ONG dinamarquesa Foundation For Environmental Education – FFEE, um programa internacional de avaliação ambiental de praias, marinas e embarcações.
A certificação chegou ao Brasil em 2006 através do Instituto Ambientes em Rede – IAR, que promove ações de conservação dos ecossistemas naturais e o desenvolvimento cultural por meio do exercício da cidadania ambiental.
Desde 2009 ela classifica os locais costeiros mais bem preservados e indicados para a visitação. Além disso, o objetivo também é conscientizar cidadãos e tomadores de decisão sobre a importância de preservar o ambiente marinho e costeiro.
Como funciona?
Para que uma praia seja reconhecida com a certificação, é preciso que o prefeito da cidade se inscreva no programa para ser avaliada.
Em seguida, é realizada uma visita técnica para avaliar se a praia tem capacidade para se adequar aos critérios do Bandeira Azul em até dois anos.
Se tiver condições, a praia recebe o certificado de Praia Piloto. A partir desse momento, a prefeitura tem dois anos para seguir as recomendações do programa e fazer as adequações necessárias. Depois de concluídas, o Operador Nacional faz uma vistoria na praia, que ainda precisa ser aprovada pelo Júri Nacional e pelo Júri Internacional.
Critérios
Depois que isso acontece, é realizado um evento especial para o hasteamento da Bandeira Azul.
Os jurados avaliam 34 critérios, divididos nas categorias Educação Ambiental, Qualidade da Água, Gestão Ambiental e Segurança e Serviços. Entre os principais, estão a existência de instalações sanitárias suficientes, a realização de monitoramento em habitats sensíveis e a disponibilidade de equipamentos de primeiros socorros na praia.
Além disso, é necessário que as praias possam ser visitadas por todos, sem exclusão por idade, raça, gênero, dentre outras características. Também é exigido que o acesso à praia seja gratuito, a menos que ela faça parte de SNUC (Unidade de Conservação catalogada no Sistema Nacional de Unidades de Conservação).
A organização exige também um ponto de coleta para análise de qualidade da água, fronteiras reconhecidas e visitação constante.
O selo de qualidade das praias do litoral de SC
Na temporada 2023/2024, 31 praias - além de 11 marinas – foram certificadas com o selo Bandeira Azul. A lista contou com praias de seis estados brasileiros e Santa Catarina foi o grande destaque, com 15 praias. Entre elas, a Praia de Itá é a primeira praia fluvial certificada com a Bandeira Azul nas Américas. Confira a lista:
Renovações:
Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú – SC
Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú – SC
Praia de Taquaras, Balneário Camboriú – SC
Praia de Piçarras, Balneário Piçarras – SC
Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas – SC
Praia de Mariscal, Bombinhas – SC
Praia da Conceição, Bombinhas – SC
Lagoa do Peri, Florianópolis – SC
Praia Grande, Governador Celso Ramos – SC
Praia do Ervino, São Francisco do Sul – SC
Praia do Forte, São Francisco do Sul – SC
Praia Grande, São Francisco do Sul – SC
Praia da Saudade, São Francisco do Sul – SC
Praia do Patacho, Porto de Pedras – AL
Praia de Paraíso, Guarajuba, Camaçari – BA
Praia da Espera, Itacimirim, Camaçari – BA
Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Salvador – BA
Praia do Cumbuco, Caucaia – CE
Praia do Forno, Armação de Búzios – RJ
Praia do Peró, Cabo Frio – RJ
Praia do Sossego, Niterói – RJ
Praia das Pedras de Itaúna, Saquarema – RJ
Praia do Tombo, Guarujá – SP
Primeira temporada:
Praia da Ponta do Jacques, Balneário Piçarras – SC
Prainha de Itá, Itá – SC
Praia da Viração, Salvador – BA
Praia da Azeda Azedinha, Armação de Búzios – RJ
Praia de Ubás, Iguaba Grande – RJ
Prainha, Rio de Janeiro – RJ
Praia da Reserva, Rio de Janeiro – RJ
Praia das Pedras de Sapatiba, São Pedro da Aldeia – RJ
Aproveite uma praia Bandeira Azul com a Torresani
Com a Bandeira Azul renovada, a Praia de Piçarras em Balneário Piçarras demonstra excelência ambiental e estrutura excelente para receber visitantes de todo o mundo. Que tal aproveitar esse verdadeiro paraíso em um empreendimento assinado por uma construtora de confiança, reconhecida pela sua alta qualidade?
Localizada em Blumenau, a Torresani é sinônimo de solidez e alto padrão. Em breve, ela chegará em Balneário Piçarras com um lançamento de alto nível, o Punta Cana Residence, perfeito para quem ama viver em sintonia com a natureza e deseja curtir uma das melhores praias do litoral catarinense.
Acompanhe nossas redes sociais ou entre em contato com os nossos consultores para saber mais.
Santa Catarina, localizada no sul do Brasil, é uma região em constante crescimento, especialmente quando falamos do litoral. Suas paisagens incríveis e praias paradisíacas conquistam quem as visita e não quer mais ir embora. Vendo esta oportunidade a Torresani, uma construtora com 35 anos de mercado que nasceu em Blumenau, começa sua expansão para o litoral.
Em um mundo onde a sustentabilidade e a conexão com a natureza se tornam cada vez mais importantes, a Torresani dá um passo significativo com o lançamento do primeiro apartamento bioliving de Blumenau. O Berg 80 redefine o conceito de morar bem em um residencial onde a infraestrutura é voltada para promover um estilo de vida mais saudável e ecológico, em sintonia com a natureza.