Quantas vezes no nosso apartamento, nos deparamos com espaços que precisam assumir mais de uma função?
Um quarto de hóspedes que também é home office, uma varanda que é extensão da cozinha, por vezes a cozinha que precisa dividir espaço com a lavanderia e por aí vai.
A forma de morar mudou muito, e estas mudanças trouxeram novos olhares sobre a utilidade de cada espaço. O excesso de objetos e mobiliário não se encaixa mais na nossa rotina, compramos e usamos o essencial.
Não só o mercado imobiliário percebeu a mudança, mas também o design de mobiliário está de olho nela. E com isso, passamos a criar móveis multifuncionais. Sabe aquela cama que também é baú? Então!
Passamos a projetar espaços para serem únicos e adaptarem-se a rotina do morador. Tudo é pensado para que seja usado, ou seja, tudo que existe dentro do imóvel tem uma função - e quando possível, mais de duas.
Existem pequenos truques de projeto, que somados geram um aproveitamento melhor dos espaços, trazendo conforto, diminuindo custos e aumentando a capacidade de armazenamento dos móveis.
Abaixo os 5 truques queridinhos:
1) Parede da janela:
Esqueça aquela parede com a janela que antes só usávamos para pendurar a cortina. Hoje essa parede pode, sim, receber a cabeceira da cama. Com isso, liberamos espaços nas demais para criarmos armários.
2) Espaços com mais de uma função:
A lavanderia pode ser um espaço adaptado em outro ambiente. Podemos fazer pequena no banheiro, alinhada com a cozinha ou até na sala escondendo-a com painéis.
3) Definir listas áreas de armazenamento por função durante o projeto ou antes da compra do móvel:
Defina áreas específicas para cada objeto ou atividade, por exemplo, na cozinha. Faça listas e se pergunte onde será o espaço da louça, onde ficarão os alimentos, onde será a bancada. Setorizar ajuda na organização, e toda organização, libera espaço.
4) Móveis que dividem os espaços:
Onde for possivel, retire as paredes e utilize móveis para dividir os ambientes, que podem ser feitos de marcenaria sob medida ou comprados. Você ganha um espaço aqui, um espaço ali e de cara o apartamento fica mais moderno e funcional.
5) Móveis que aproveitam espaços vazados:
Abaixo de escadas ou rampas, dependendo da altura, encaixe um lavabo, ou um móvel.
Existem infinitas formas de utilizarmos melhor os espaços. Cabe a nós, sermos criativos e identificarmos as dicas que mais se encaixam na nossa rotina.
Viver no Centro de Blumenau é desfrutar do melhor que a cidade tem a oferecer com tudo perto de você! Blumenau está localizada no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Uma cidade que combina tradição européia, qualidade de vida, turismo e crescimento econômico. Conheça 5 bons motivos para morar no coração de Blumenau:
Santa Catarina, localizada no sul do Brasil, é uma região em constante crescimento, especialmente quando falamos do litoral. Suas paisagens incríveis e praias paradisíacas conquistam quem as visita e não quer mais ir embora. Vendo esta oportunidade a Torresani, uma construtora com 35 anos de mercado que nasceu em Blumenau, começa sua expansão para o litoral.