BARCELONA
O modernismo catalão, o Art Nouveau e o clima descontraído de praia se encontram nessa cidade, que surpreende a cada esquina. O arquiteto responsável por dar alma ao lugar foi Antonio Gaudí, que deixou suas marcas em vários cantos. A Casa Batlló e a Casa Milá, por exemplo, foram encomendadas a ele por burgueses do início do século XX, e hoje são abertas ao público para visitação. Outro endereço imperdível é o Parque Güell, projetado para ser um conjunto habitacional de luxo, mas que acabou sendo doado para a cidade e transformado em parque aberto para visitação. Quer outro ícone da arquitetura? A Sagrada Família, que começou a ser construída em 1882 e deve ser concluída em 2026.
DUBAI
Mais é mais: luxo, ostentação e modernidade na maior cidade dos Emirados Árabes.
O prédio mais alto do mundo? É lá. O maior shopping? Lá também. Maior jardim, maior ilha artificial, maior tirolesa... Tudo lá! Todinha planejada, a cidade foi erguida no meio do deserto, e em poucos anos se tornou a meca do luxo e do excesso. Um verdadeiro oásis de arranha-céus para nenhum amante de arquitetura e tecnologia botar defeito!
NOVA YORK
Vários estilos se juntam nesta megalópole que é tantas em uma só! Do estilo vitoriano ao industrial, passando pelo Artdeco e o pós-moderno, a cidade encanta e surpreende todos os perfis de viajantes. Para os apaixonados por museus, o Guggenheim é um ícone da arquitetura com suas escadas em espiral. Um dos mais famosos cartões postais do mundo, o Empire State Building, com 380m de altura, é cenário de diversos filmes, além de oferecer uma vista incrível da cidade. A ponte do Brooklyn, que liga a região central da cidade (Manhattan) aos bairros (Brooklyn e Queens), é a ponte suspensa mais antiga dos Estados Unidos. Sem contar a iluminada Times Square, com seus letreiros em neon e lojas e restaurantes abertos até tarde, um ótimo lugar para encerrar um dia de passeios!
CAPADÓCIA
Já pensou em se hospedar em uma caverna? Na Capadócia, região no centro da Turquia, isso é mais do que possível: é absolutamente comum! As formações rochosas características dessa região foram, desde 1.800 a.C., escavadas e transformadas em casas, igrejas e até cidades subterrâneas, que chegavam a abrigar centenas de famílias. Hoje, essas casas funcionam como hotéis e restaurantes, sempre de forma bem rústica.
Além de apreciar a curiosa arquitetura local, quem visita a região pode realizar os famosos passeios de balão e admirar paisagens únicas!
OURO PRETO
Berço da arte barroca, a cidade foi a primeira brasileira a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, pela Unesco. E não é para menos! A antiga Vila Rica é um mergulho nos livros de história, e mesmo o viajante mais experiente fica sem fôlego - literalmente! - ao descobrir os tesouros escondidos em cada ladeira. A cidade é berço de um dos mais conhecidos artistas brasileiros, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e é possível ver obras dele em algumas das principais igrejas da cidade.
Esta lista não está completa sem uma menção a Buenos Aires, com suas casinhas coloridas do Caminito; ou a Las Vegas, com suas avenidas largas e hotéis enormes. Até mesmo a Munique, com a arquitetura enxaimel.
No fim das contas, cada cidade tem seu charme, sua história e suas peculiaridades, e uma viagem a mais nunca será demais!