O Eisbein, tradicional joelho de porco alemão, é um dos pratos mais procurados em festivais gastronômicos e restaurantes de Blumenau, por representar bem a cultura alemã que caracteriza a região.
A preparação do Eisbein pode variar de região para região. Em Berlim, onde o prato faz parte do cotidiano, o clássico vem acompanhado de purê de ervilha. Já em nossa região, a versão mais popular recebe o nome de “Eisbein à pururuca” que acompanha um delicioso purê de maã, com um modo de preparo fácil. Confira abaixo:
Ingredientes:
2 joelhos de porco
4 folhas de louro
1 pitada de noz-moscada
1 ramo de alecrim
1 pedaço de canela em pau
1 colher de sopa de sal
1 colher rasa de pimenta-do-reino em grão
1 litro de água
1/2 xícara de molho de soja
2 colheres de sopa de mel
Modo de preparo:
Em uma panela de pressão, coloque os joelhos e cubra-os com água. Adicione a folha de louro, o alecrim, a canela em pau, a noz-moscada, o sal e a pimenta-do-reino. Cozinhe por uma hora.
Escorra os joelhos, coloque em uma forma, unte-os com a mistura de molho de soja e mel e, por fim, leve ao forno a 200 °C por 15 minutos.
Para o purê de maça, descasque cerca de seis maçãs e retire as sementes. Envolva-as em papel alumínio e leve ao forno a 180 °C por 30 minutos.
Retire do forno e processe o purê. Sirva em poções pequenas como acompanhamento do Eisbein.
Guten Appetit!
Conte para a gente se você gostou desta receita e assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos Torresani!
Você já deve ter ouvido falar sobre a qualidade de vida em Blumenau. Conhecida como Cidade Jardim por conta das suas belas paisagens, a cidade sempre se destaca nos rankings que apontam os melhores lugares para se viver. Mesmo quando falamos apenas de Santa Catarina, que possui várias cidades bem colocadas, Blumenau se destaca.