Muito falamos dos maravilhosos destinos internacionais para visitar. Mas o Brasil é tão grande, que certamente você ainda tem muitos lugares paradisíacos para conhecer em nossas terras. Um desses lugares é Alter do Chão, uma vila no interior da Amazônia, cercada por uma natureza exuberante,
praias de areia branca e as águas mornas do rio Tapajós.
A praia mais procurada é a Ilha do Amor, por sua beleza deslumbrante que ganhou reconhecimento internacional em 2009, quando o jornal inglês The Guardian a colocou entre as dez mais belas praias do Brasil. Este cenário de praia com água doce se forma no período da vazante do rio, entre agosto e fevereiro.
Para quem deseja participar da festa mais tradicional de Alter do Chão, deve visitar a vila no mês de setembro. É quando acontece a Festa do Sairé, realizada há mais de 300 anos pelos descendentes dos índios Borari. Um evento religioso muito importante para a comunidade local, que chega a reunir
100 mil pessoas durante todos os dias de festa, para ver também as apresentações das danças folclóricas e o Festival dos Dois Botos.
Apesar de a culinária amazoense percorrer o país inteiro, é no Pará que prova-se o verdadeiro açaí com farinha de tapioca e uma diversidade de pratos à base de peixes do rio Tapajós. O cupuaçu também é um fruto típico da Amazônia, assim como o tucumã, cajá e bacuri, novidade para muitos sulistas, e dos quais os amazonenses extraem todo o aroma e sabor nos mais diversos menus.