Você já tentou fazer um bolo sem o fermento? Pois é, provavelmente não daria muito certo. É exatamente isso que acontece quando trabalhamos num empreendimento de construção civil sem ter o auxílio de um arquiteto. Esse profissional tem uma visão ampla do projeto, pois cuida de todas as etapas, observando todos os detalhes, evitando o desperdício de tempo e materiais.
Andre Siebert, arquiteto da Torresani, explica como começa o seu trabalho: “No início de tudo, visito o local, tiro fotos, analiso o entorno, insolação, vegetação a preservar, circulação de veículos na rua, entre outras coisas. Com base nessas informações e nas restrições do plano diretor, início um estudo.”. Ainda, para ele, “essa é uma das partes mais importantes do processo, pois dependendo do terreno temos mais ou menos liberdade para criar, além de definir o aspecto do prédio, como, volumetria mais simples ou complexa, panos de vidro, revestimentos, esquadrias, cores, que definem a ‘personalidade’ do empreendimento”.
O arquiteto ainda explica que essa primeira fase, muitas vezes é só números, como quantos apartamentos terão no local, vagas e o tamanho da área comum. Se todo esse estudo for viável, vem a etapa seguinte. “Nessa etapa defino layouts básicos, faço ‘rabiscos’ de plantas, volumes, analiso acessos, localização da circulação vertical em relação à garagem e pavimentos, integração com a área comum e previsão de estrutura básica”, comenta Andre Siebert.
Depois que toda essa etapa e aprovada, são feitos novos rabiscos, evoluindo para desenhos em escalas, ainda básicos, mas com plantas e imagens mostrando a volumetria do prédio. Todo o esboço é mostrado para a empresa, é alterado, de acordo com as necessidades e, se tudo estiver definido, um projeto com mais detalhes é desenvolvido.
Quando a proposta é totalmente aprovada, e todas as outras normas regulamentadas, a empresa recebe um alvará de construção e, no caso dos prédios comerciais ou residenciais com unidades a serem vendidas, é feito o registro de incorporação.
Não ficam dúvidas de que todas as etapas do processo são importantes e imprescindíveis para a execução do empreendimento, além da presença do arquiteto ser indispensável. É um trabalho que envolve muito tempo, dedicação e, acima de tudo, amor pela profissão. Afinal, são eles que possibilitam o desenvolvimento social e econômico da sociedade.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando as nossas redes sociais para saber mais informações sobre arquitetura, decoração e muito mais.
Viver no Centro de Blumenau é desfrutar do melhor que a cidade tem a oferecer com tudo perto de você! Blumenau está localizada no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Uma cidade que combina tradição européia, qualidade de vida, turismo e crescimento econômico. Conheça 5 bons motivos para morar no coração de Blumenau:
Santa Catarina, localizada no sul do Brasil, é uma região em constante crescimento, especialmente quando falamos do litoral. Suas paisagens incríveis e praias paradisíacas conquistam quem as visita e não quer mais ir embora. Vendo esta oportunidade a Torresani, uma construtora com 35 anos de mercado que nasceu em Blumenau, começa sua expansão para o litoral.