Quantos pontos de luz serão instalados em uma obra? Quantas tomadas serão necessárias? Em quais locais elas serão instaladas? E a carga elétrica de cada uma? Estas são apenas algumas das perguntas fundamentais no desenvolvimento de um imóvel. E apenas quem pode responder é o engenheiro eletricista.
O engenheiro eletricista tem um papel fundamental dentro da construção civil, e mesmo assim, existem empresas que preferem descartar o uso do profissional, com o objetivo de economizar na obra. Mas sabe aquele ditado que o barato sai caro? Pois é. A falta desse profissional pode desencadear diversos problemas, como risco de incêndios, sobrecarga nos aparelhos elétricos, curto-circuitos que podem colocar em risco a vida de toda a família.
Para o engenheiro da Torresani, Marcio A. Hillesheim, que trabalha há 25 anos na empresa, explica que ter um profissional bem qualificado e experiente, é fundamental no desenvolvimento de um projeto, pois evita perdas e garante mais agilidade, valor e tempo. “Não abrimos mão de valorizar esses profissionais, contamos com engenheiros, arquitetos que estão há muitos anos conosco, pois cada etapa do processo é importante", cita Marcio.
Para entender melhor …
A obra passa por diversas etapas e a parte de instalação elétrica é uma das principais. Na Torresani, quando o projeto arquitetônico é feito, ele é encaminhado para os projetos complementares: elétrico, preventivo, estrutural e hidrossanitário. Quando o engenheiro eletricista recebe o projeto de arquitetura, ele vai analisar onde vão os pontos elétricos, que são tomadas, interruptores e o que é ou não necessário dentro dos ambientes.
Após o engenheiro definir os pontos elétricos, o profissional encaminha para a avaliação da construtora, e se necessário é ajustado e depois é devolvido para o profissional. No final, todo o projeto é encaminhado para a Celesc Distribuição S.A. para saber que terá um prédio ali, e que a carga de energia será maior na rede pública, e caso precise, a Celesc proporciona melhorias na rede da região. Tudo isso para garantir a segurança e o conforto aos moradores.
Aliado a isso, ainda existe a energia solar fotovoltaica, que é a energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando as nossas mídias sociais.
Viver no Centro de Blumenau é desfrutar do melhor que a cidade tem a oferecer com tudo perto de você! Blumenau está localizada no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Uma cidade que combina tradição européia, qualidade de vida, turismo e crescimento econômico. Conheça 5 bons motivos para morar no coração de Blumenau:
Santa Catarina, localizada no sul do Brasil, é uma região em constante crescimento, especialmente quando falamos do litoral. Suas paisagens incríveis e praias paradisíacas conquistam quem as visita e não quer mais ir embora. Vendo esta oportunidade a Torresani, uma construtora com 35 anos de mercado que nasceu em Blumenau, começa sua expansão para o litoral.