Novas demandas da arquitetura
A rotina acelerada e a busca por felicidade são dois extremos que fazem parte da vida de qualquer cidadão do século XXI. Combinar os anseios profissionais com o desejo de uma vida pessoal completa é, praticamente, o grande dilema do mundo atual. Em meio a tudo isso, os hábitos mudam, a tecnologia se integra aos mais diversos momentos do dia a dia, e o que antes fazia sentido, hoje se torna arcaico.
Isso se aplica, também, à arquitetura.
Antigamente – estamos falando de 20, 30 anos atrás - os hábitos eram outros, e os apartamentos eram projetados de maneira completamente diferente: três quartos sem suíte, dependência de empregada, banheiro de serviço, salas enormes, cozinha fechada e uma vaga de garagem. Hoje, os projetos são muito mais flexíveis, com possibilidade de mudança de planta, as salas integram-se à cozinha, a instalação de split e as suítes são indispensáveis, a dependência de empregada não existe mais e uma vaga de garagem não atende à necessidade.
"O cliente não quer mais um apartamento, apenas, quer sonhos atendidos, sofisticação, sustentabilidade, praticidade e economia."
Além dos ambientes privativos, um foco crescente é a busca por condomínios com infraestrutura completa: piscina, academia, salão de festas, espaço gourmet, brinquedoteca, cinema e demais opções de lazer e bem-estar. Fatores que agregam mais praticidade e felicidade à rotina dos moradores.
Tecnologia
A busca por alternativas sustentáveis é cada vez mais intensa, e a tecnologia é a maior aliada desse processo de transição. Hoje, os condomínios estão integrando opções de fácil adaptação nas áreas comuns, como uso de energia fotovoltaica, reservatórios para aproveitamento de água pluvial e pontos de abastecimento de carros elétricos. A biometria, automação de serviços de segurança e portarias a distância também se tornam comuns aos condomínios atuais.
Escolhas pensadas para habituar todos a um conceito muito mais próximo da nossa visão atual de mundo.
André Siebert é arquiteto e desenvolve projetos com a Torresani desde 1989.
@SiebertArquitetura
Viver no Centro de Blumenau é desfrutar do melhor que a cidade tem a oferecer com tudo perto de você! Blumenau está localizada no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Uma cidade que combina tradição européia, qualidade de vida, turismo e crescimento econômico. Conheça 5 bons motivos para morar no coração de Blumenau:
Santa Catarina, localizada no sul do Brasil, é uma região em constante crescimento, especialmente quando falamos do litoral. Suas paisagens incríveis e praias paradisíacas conquistam quem as visita e não quer mais ir embora. Vendo esta oportunidade a Torresani, uma construtora com 35 anos de mercado que nasceu em Blumenau, começa sua expansão para o litoral.