Ter uma casa sustentável é economizar recursos naturais e diminuir o impacto de substâncias prejudiciais ao nosso planeta. Este vem sendo um desejo crescente da sociedade, pois podemos sentir as mudanças negativas que vêm ocorrendo ao meio ambiente por conta da ação e interferência humana.
Assim, muitos têm procurado maneiras de trazer a sustentabilidade para dentro de casa, com pequenas atitudes que, quando praticadas em sociedade, fazem a diferença para a Terra. Listamos abaixo 5 dessas atitudes para você começar a praticar em seu lar:
O primeiro passo importante é estar consciente da quantidade de água e energia que o seu domicílio gasta, estudando os gastos mensais e anuais fazendo um comparativo. Para economizar água, tenha certeza de que as torneiras, mangueiras, chuveiros e itens hidráulicos da sua casa estejam em ótimas condições, para evitar o desperdício de água com goteiras e vazamentos.
Já para economizar energia elétrica, adote algumas atitudes como apagar as luzes ao sair de cômodos, aproveitar a iluminação natural durante o dia, remover da tomada eletrodomésticos e aparelhos que não estão em uso, dentre outras ações. O importante é adotar uma rotina mais consciente.
É inevitável produzir lixo em casa, mas é evitável produzir lixo em excesso. Você pode manter em casa ao menos duas lixeiras: uma para separar a reciclagem e outra para o descarte orgânico. Não se esqueça de guardar as sobras de alimentos, evitando o desperdício.
Além de estar ajudando o meio ambiente, você estará economizando dinheiro! Na hora de fazer a listinha de compras, anote apenas o que for realmente necessário. Lembre-se sempre de escolher por produtos cujas embalagens possam ser reaproveitadas ou recicladas, ou se preferir, opte por alimentos a granel.
Ao mobiliar a casa, verifique se os móveis amadeirados possuem certificações de sustentabilidade, que utilizem madeira reciclada ou que tenham sido fabricados com madeira ecológica. Para o piso, opte por peças de cerâmica ou porcelanato com acabamento laminado que imita a madeira.
Além de servirem como ótimas decorações naturais, as plantas são responsáveis por purificar o ar, uma vez que consomem gás carbônico e liberam oxigênio. Opte por plantas que, naturalmente, se adaptam a um ambiente que não pegue muito sol, para que você possa cultivar mini-hortas e vasos dentro de sua casa ou apartamento.
Obs.: Para regar suas plantas, busque reutilizar a água da chuva.
Santa Catarina, localizada no sul do Brasil, é uma região em constante crescimento, especialmente quando falamos do litoral. Suas paisagens incríveis e praias paradisíacas conquistam quem as visita e não quer mais ir embora. Vendo esta oportunidade a Torresani, uma construtora com 35 anos de mercado que nasceu em Blumenau, começa sua expansão para o litoral.
Em um mundo onde a sustentabilidade e a conexão com a natureza se tornam cada vez mais importantes, a Torresani dá um passo significativo com o lançamento do primeiro apartamento bioliving de Blumenau. O Berg 80 redefine o conceito de morar bem em um residencial onde a infraestrutura é voltada para promover um estilo de vida mais saudável e ecológico, em sintonia com a natureza.