Existem inúmeras estruturas preservadas espalhadas pela região do Vale Europeu até hoje. São monumentos históricos e casas enxaimel que trazem em seus tijolos histórias e marcas de pessoas que já passaram por ali. A tradição permeia a região e é exatamente isso que os turistas buscam encontrar.
O turismo de experiência tem ganhado cada vez mais força. Além de formosas paisagens, é possível encontrar roteiros que levam a conhecer residências antigas e casas de moradores, cujas famílias mantêm hábitos de seus colonizadoras. É possível acompanhar todo o processo de cerveja artesanal e de receitas típicas, como cucas, bolos e geleias.
Mário Hildebrandt, prefeito de Blumenau, explica como a cidade explora o turismo de experiência. “Blumenau explora o turismo de experiência principalmente nos seus grandes eventos, como a Oktoberfest. Os desfiles oficiais são outro exemplo prático que os turistas podem vivenciar. Além disso, também promovemos experiências em outros grandes eventos, como a Magia de Natal, com decoração temática e workshops para crianças, a Páscoa, que também traz decoração alusiva e oficinas interativas, entre outros.” Mário ainda ressalta que as atividades sempre envolvem a cultura dos colonizadores nas celebrações culturais.
Nós temos orgulho de estar em uma região como Blumenau. Deixe nos comentários o que você mais gosta do Vale Europeu!