Com um pouco de prática e autoconhecimento, é possível ter uma saúde mental mais proativa e evitar se deixar levar pelas situações adversas do cotidiano. Quando o assunto é saúde mental, algumas características podem ser encontradas em qualquer pessoa que busca o crescimento emocional. Conheça 7 delas:
- Autoconsciência: é muito difícil desenvolver ou mudar algo se não somos capazes de enxergá-lo. Por isso, a autoconsciência é o primeiro item da lista e, desenvolvê-la significa olhar para dentro e entender quais são seus gatilhos emocionais.
- Empatia: após aperfeiçoar o amor-próprio, é hora de praticar com os outros. Ter empatia é compreender e tolerar as emoções de outras pessoas, colocando-se no lugar delas diante de situações reacionárias e corriqueiras.
- Plenitude: aqui pensamos no conceito “mindfulness”, tipo de meditação que envolve várias técnicas para você se conectar com o seu interior e reduzir a carga de estresse. Se você não consegue relaxar ou se conectar ao momento é porque há algo desconfortável presente, e identificar o que te não te deixa bem ajuda a construir essa aptidão.
- Curiosidade: ser curioso, neste caso, é fazer perguntas e enfrentar situações em que, seguindo o nosso instinto psicológico, normalmente você iria entrar na defensiva. Isso ajudará a criar uma versão melhor de nós mesmos, pois se você acha um caminho para se aperfeiçoar, logo o externo também irá te ver com outra perspectiva.
- Diversão: ser livre de limites quando o assunto é alegria. É conhecer as pessoas onde elas estão, remover barreiras e conseguir chegar a lugares que você não seria capaz de chegar se encerrasse uma conversa muito cedo. A este ponto, a diversão irá vir naturalmente para a sua vida.
- Resiliência: aqui, este termo não significa apenas resistir e seguir em frente, mas sim ter a capacidade de enfrentar e se recuperar de contratempos e fracassos corriqueiros. É construir um forte para si mesmo através de valores que você adquire se conhecendo.
- Comunicação: a última característica é simples: saber sua hora de falar e de ouvir. Como colocamos palavras em nossas necessidades, expectativas e limites? Como dizer não para uma situação que prejudica sua aptidão mental? São desafios que você deve enfrentar.
Depois de aprender as 7 características de uma aptidão mental desenvolvida, agora é hora de colocá-las em prática com alguns exercícios diários, praticando-os até que vire rotina.