"Sustentabilidade" é, sem duvida, um dos temas mais comentados na atualidade. Este conceito tem invadido as mais diversas áreas do conhecimento e setores da economia. A Construção Civil está entre eles, pois é um dos ramos de maior potencial na redução do impacto ambiental. Há inúmeros exemplos de novos materiais, tecnologias e comportamentos que visam benefícios ambientais e econômicos, contribuindo, por exemplo, para o conforto térmico ou a redução do consumo de energia das edficações.
Nos últimos anos, a inovação tecnológica tem sido um fator de diferenciação na indústria da Construção Civil. Em tempos em que se prevê o aumento populacional e a escassez de água e energia, investir em novas técnicas visando a sustentabilidade é valorizar a vida, a natureza e as gerações futuras.
Sempre à frente, a Torresani investe forte na Sustentabilidade
É neste contexto que a Torresani vem, há alguns anos, aprimorando técnicas e aplicando conceitos de sustentabilidade em suas obras. Os empreendimentos vêm sendo construídos com sistema de captação de água das chuvas para reaproveitamento nas torneiras de jardins, além de sistemas de eficiência energética através sensores de presença e fotocélulas.
Nos edifícios mais atuais, a busca pela sustentabilidade acontece desde o projeto: a implantação é pensada de modo a proporcionar eficiência na iluminação e ventilação naturais e garantir áreas verdes livres dentro do próprio condomínio, podendo ser usadas para hortas e pomares ou a simples convivência ao ar livre. As vagas de estacionamento já contam com preparação para recarga de carros elétricos e todos os condomínios passarão a contar com bicicletário, oferecendo no mínimo uma vaga por unidade habitacional.
O edifício MERIDIAN, o mais recente lançamento da Torresani, será o primeiro empreendimento da marca a contar com sistema de captação de energia solar através de células fotovoltaicas, as quais irão gerar parte da energia consumida nas áreas comuns do condomínio.
Isso tudo, aliado a práticas inovadoras e uma constante busca por novas técnicas construtivas, gera significativa melhoria do produto, redução de custos, menor impacto ambiental e maior satisfação dos clientes.
Por: Arqª Bianca Wachholz
Santa Catarina, localizada no sul do Brasil, é uma região em constante crescimento, especialmente quando falamos do litoral. Suas paisagens incríveis e praias paradisíacas conquistam quem as visita e não quer mais ir embora. Vendo esta oportunidade a Torresani, uma construtora com 35 anos de mercado que nasceu em Blumenau, começa sua expansão para o litoral.
Em um mundo onde a sustentabilidade e a conexão com a natureza se tornam cada vez mais importantes, a Torresani dá um passo significativo com o lançamento do primeiro apartamento bioliving de Blumenau. O Berg 80 redefine o conceito de morar bem em um residencial onde a infraestrutura é voltada para promover um estilo de vida mais saudável e ecológico, em sintonia com a natureza.